A escolha do nome deste domínio deve-se à vivência da família Leiria Pereira no espaço compreendido entre Belas e Queluz.
Para aqui viemos há muitos anos, outros já aqui nasceram e cá continuamos a viver.
Alguns dos nossos antepassados já idos descansam nesta região.
Mais informação sobre a Anta da Estria
Créditos para a foto do cabeçalho: “BAK & ANA 2014” (Panoramio)
O estado actual da anta
Procurei hoje visitar a anta e não consegui. Não tem acesso e não se consegue obter informações. Consta que está destruída e inacessível…
22 de Julho de 2023
Finalmente descoberto o caminho…
Depois de decifrar a geolocalização da Anta resolvemos por pés a caminho e tentar desvendar o mistério da Anta da Estria.
Chegámos à conclusão que não havia mistério algum, antes desleixo, lixo e má gestão da coisa pública.
O acesso só pode ser feito por um caminho perto do “Aldi” do Monte Abraão e paralelo à CREL (junto ao “Bairro 1.º de Maio”).
![](https://antadaestria.net/wp-content/uploads/2023/07/01-R-1.png)
![](https://antadaestria.net/wp-content/uploads/2023/07/02-R-1.png)
![](https://antadaestria.net/wp-content/uploads/2023/07/03-R-1.png)
Depois de percorrermos cerca de 2 Km, atravessámos a ponte pedonal sobre a circular que liga a CREL à A16. Mato denso e uma vedação impedem o acesso à Anta da Estria através da área de serviço abandonada.
Ainda tentámos aceder por outro lado mas após percorrermos uma parte dum trilho cheio de silvas e arbustos muito densos não pudemos continuar. Calculamos que ficámos a menos de 100 metros da Anta.
![](https://antadaestria.net/wp-content/uploads/2023/07/04-R-1.png)
![](https://antadaestria.net/wp-content/uploads/2023/07/05-R-1.png)
![](https://antadaestria.net/wp-content/uploads/2023/07/06-R-1.png)
Conclusão
É inadmissível que as entidades responsáveis pela gestão do espaço (penso ser a Câmara Municipal de Sintra) não tenham até hoje mexido uma palha para corrigir esta situação que além de revelar um completo desprezo pelo património histórico e cultural da região configura um perigo eminente de incêndio junto à CREL e restantes ligações, tal é o denso mato existente que constitui forte combustível, numa altura em que tanto se investe na prevenção e combate aos incêndios florestais.
De estranhar ainda que a área de serviço abandonada há anos não seja recuperada para servir para parque de descanso e também para dar acesso ao que resta da Anta da Estria que consta ter sido muito afectada pelas obras da circular mais recente.
Mapa do percurso feito
![](https://antadaestria.net/wp-content/uploads/2023/07/Anta-da-Estria-trajecto.png)
26 de Julho de 2023